quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Anti-Gospel

Resolvi escrever sobre o cenário gospel com um objetivo:

Trazer uma reflexão e despertar o interesse dos que querem ver a igreja de Jesus adorando a Ele somente.

Essa reflexão não termina aqui, não pretende ter a palavra final, mas pretendo fazer coro com os que já têm manifestado opiniões parecidas, e quem sabe chegarmos a um manifesto propriamente dito, a fim de chamar a igreja de volta a Palavra Viva.

Então decidi começar minha exposição falando sobre os “artistas” do nosso meio que tiveram a “oportunidade” de “aparecer” na mídia, e deixaram a desejar.

Claro que alguns vão discordar com as observações aqui expostas, mas o fato é que estamos longe da adoração bíblica, e não vejo onde Deus está em tudo isso. Alguém vê? Tem certeza? Como tem certeza?

Ludmila e Ana Paula que recentemente cantaram no Faustão, deixaram a desejar nas respostas que deram. O receio de desagradar alguém, talvez a gravadora, o peso da responsabilidade - sei lá o que mais, fizeram com que respondessem de forma muito superficial, muito aquém do esperado, saíram pela tangente literalmente.

Perguntas como opção sexual (que obviamente a intenção da Globo era a polêmica no assunto) que deveria ser respondida a luz da palavra de Deus, nem sequer teve uma palavra sobre o assunto, claro para não desagradar o gosto do freguês e a tietagem. Era a oportunidade de expor o que a Deus fala sobre esse assunto, e demonstrar que existe salvação de Deus até para o mais vil dos pecadores.

Não ouvi sequer menção do plano de Deus para salvação do homem, não ouvi nada sobre o juízo que está se aproximando, não ouvi menção alguma sobre a soberania de Deus. O assunto principal era a banda, quantidade de CDs vendidos, o sucesso, a carreira, como tudo começou, nossa mensagem através da música e blá blá blá. Parafraseando a ilustração de um pregador "glória a mim louvado seja Eu, porque Sou bom mesmo".

Faltou em minha opinião, um posicionamento firme e claro de quem estava ali para representar o Soberano Rei dos reis e Senhor dos senhores, que um dia virá com toda Sua Majestade e Glória e julgará este mundo. - Apocalipse 19; 11 a 16

Alguém vai dizer; “Eles foram lá para fazer uma apresentação irmão”. E minha resposta é ICor 10:31 e II Timóteo 4;2.

Então Ludmila respondendo sobre a “missão” da igreja:

...NÓS temos poder para transformar nossa sociedade... (como? se sem Cristo não podemos fazer nada – João 15;5)

...o mundo precisa de amor e esperança... NOSSA mensagem é exatamente esta como cristãos; esperança,vida, amor, graça a cura etc... lute você vai conseguir... (veja o que o mundo precisa de fato. Mateus 3;2 – Mateus 4;17 – Marcos 1;15 – Atos 2;38 – Atos 3;19)

E finalmente respondendo sobre a questão do batismo – “Cada um anda na luz que tem” – (a bíblia diz outra coisa - João 3;19 , João 8;12)

Agora Ana Paula respondendo a pergunta:  ...Sobre algumas regras que as igrejas determinam a seus membros...

...Você pode encontrar uma igreja que vai COMBINAR com você,   (o que?)

...No mundo pôs-moderno, tem uma igreja prá cada um...(o que? a sim hoje temos a cristã contemporânea) 

Mas até onde sei a igreja de Cristo é uma só, o que vale não é o gosto do freguês, mas a vontade de Deus. Usos e costumes são do homem, porém devemos respeitar o “lugar” por amor a Cristo e ter o bom senso com a vestimentas.
Talvez melhor resposta seria: Devemos nos olhar no espelho antes de sair de casa e perguntarmos a Deus – Senhor está roupa agrada a Ti? está bem assim Senhor?

Sinceramente, era melhor não terem respondido a nada.

Minha crítica não é contra a pessoa e sim questionar o modus operandi do mundo gospel atual. Onde vamos chegar com isso? Estamos de acordo com João 4;34? Pois essa era prioridade na vida de Jesus a quem devemos imitar.

Não ameis o mundo - I João 2;15 – é a resposta bíblica e não um modus vivendi, eu concordo discordando mas vamos em frente que banda está passando. Tem dó

Infelizmente copiamos a prática do mundo neste aspecto, e só copiamos aquilo que gostamos, veja como amamos o mundo:

1) O Mundo tem seus artistas, nós também temos.

2) O Mundo tem fãs clubes, nós também temos.

3) O artista do mundo costuma cobrar cachê. Os nossos também com outro nome “oferta” (com valor mínimo, esse mínimo geralemente é caro).

4) O Mundo tem premiação aos que vendem mais discos. Incrível! Nós também premiamos os nossos.

5) Alguns artistas do mundo exigem um camarim separado e muitas toalhas. Nós temos algumas figuras que pensam ser o George Michael gospel.

6) O Mundo tem seus palcos, nós também, o antigo púlpito. (palco é lugar de apresentação, shows)

Quem quiser pode ampliar a lista, bastando para isso observar o mundo gospel, ou assista os vídeos na internet, tem muita coisa rolando por ai.

Acabei de voltar do almoço e vi na banca de jornais, a revista "Revelação Gospel - Os melhores do ano".

É fato que temos no meio gospel cantores cobrando R$ 40.000,00 para participarem de algum evento nas igrejas, eu já ouvi isso de lideres decepcionados depois que fizeram o convite, o valor era muito para igreja, então “Hasta la vista, baby”.

O mesmo ocorre com “pregadores e palestrantes” cujos valores cobrados são um verdadeiro escândalo. Mas enquanto existir a fonte da “dinheirinha” ...eles vão continuar “trabalhando”, secando-se a fonte eles terão de arrumar um trabalho como todo cidadão.

É lógico, existem as exceções e glória a Deus por eles.

Mas, onde está então o coração dessa gente?

Mateus 6;19 a 21 - Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Buscam servir qual pátria?

Filipenses - 3;20 ...Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Hebreus 11;16 - ...Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

João 4;34 - Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.

Hofni e Fineias - exemplos do que não se deve fazer na obra de Deus – I Samuel 1 e 4

Ananias e Safira – exemplos de que não dá para esconder nada de Deus – Atos 5

Senhor! Levanta nesta nação outros Elias,Neemias, Paulo,Pedro .... que cumpram a Tua vontade.

Levanta pessoas nesta nação que queiram ser parecidos com Jesus nosso Senhor e Salvador.

Podemos colocar nosso nome nesta lista e fazer a verdadeira vontade de Deus?

2 comentários:

Jorge Fernandes Isah disse...

Maurício,

é o que venho dizendo: 30.000.000 ou mais de crentes e o país caminhando a passos largos para a Sodoma e Gomorra, descendo abaixo a ladeira da impiedade. Em quê essa igreja tem sido luz em meio as trevas? Em quê tem salgado esse país?

É como está escrito: naquele dia muitos dirão: Senhor, Senhor, em teu nome expulsamos demônios, profetizamos, fizemos maravilhas. E o Senhor dirá: apartai-vos de mim, vos que praticais a iniquidade.

E olha que os exemplos dados por Cristo são de pessoas que fizeram grandes coisas, e mesmo assim, foram rejeitadas. Imagina essa "manada" gospel que apenas quer tornar o nome do Senhor em um ícone-pop?

Parabéns pela postagem

Cristo o abençoe!

Abraços!

PS: Não há como distinguir o pecado cometido do pecador que o cometeu. Ambos são intrísecos e inseparáveils, e como tal, reprováveis e condenados por Deus, pois, do contrário, não haveria inferno para demônios e homens, mas apenas para o pecado.

Unknown disse...

Mauricio....estava estudando agora e vim a pensar em simbologia....poderia fazer uma materia com estudos que voce já fez



vlw

O que a pandemia nos mostrou?

Cito pelo menos 10, mas existem outras mais.. 1) Que ser um cristão não é estar dentro de um lugar apenas, 2) Que a vida cristã acontece fo...