sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Amados de Deus, o que significa isso para nós?



Romanos 1;7 ..a todos os que estais em Roma, amados de Deus,..

Amados de Deus, essa expressão nos indica que não depende do nosso amor, foi livre escolha de Deus nos amar, não foi mérito nosso. (John Wesley – Notas Explicativas)



Nada do que façamos ou deixamos de fazer tem relevância no que diz respeito ao amor de Deus.
Deus por livre vontade escolheu nos amar, nos tornamos alvos do Seu grande amor sem merecê-lo, isso se chama graça, favor recebido, mas não merecido.

Ele nos ama, isso deveria fazer toda a diferença em nossa consciência mortal, essa verdade deveria no mínimo nos fazer refletir o quanto temos respondido a esse amor imerecido e que resultou em tão grande salvação.

Efésios 4;1 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;

Os filhos que sabem ser amados agradam aquele que os ama e querem imitá-lo,mas imitá-lo no quê? No mesmo tipo de amor que o Pai demonstrou por nós.

Em João 3;16 lemos que Deus nos amou de tal maneira que deu Seu único Filho para nos resgatar para Si mesmo.

1º João 4;19 - Nós não decidimos amar a Deus, jamais faríamos isso antes da decisão Dele de nos amar primeiro. - Nós amamos, porque Ele, Deus, nos amou primeiro.

Coloss 3;12 - Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,

1 Tess 1;4 - ...conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição;

2 Tess 2;13 - Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade,

Judas 1 - Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo:

Podemos concluir, que pela livre escolha de Deus, isso sem nenhuma intervenção ou vontade nossa, nos tornamos, fomos e somos:

1) Eleitos pela livre escolha de Deus,

2) Santos (Separados para Deus) pela livre escolha de Deus e

3) Amados pela livre escolha de Deus...

4) Fomos Amados e escolhidos para santificação pela livre escolha de Deus

Nossa eleição, chamada, escolha, santificação e filiação, ocorreram graças à livre escolha de Deus nosso Pai. Nós por natureza jamais escolheríamos amá-lo.
Foi por meio da graça Dele e só Dele, que nosso coração foi constrangido por esse amor tão inexplicável, fazendo com que no fim nos rendêssemos aos Seus pés em gratidão, pois nada, absolutamente nada, teve nossa participação nesta adoção, a não ser Seu grande amor. Seu amor nos constrange - II Cor 5;14 Então só nos entregamos a Ele devido a operação do amor Dele em nós, caso contrario, daríamos as costas como resposta.

Que amor é esse que toma uma atitude em favor de gente totalmente desinteressada por Ele?

Que amor é esse que prepara todo um caminho para atrair o mais vil pecador para Si?

Que amor é esse que escolheu os pregos, os espinhos, a rejeição e açoites por amor a um povo duro de coração e insensível?

Esse é o Amor Ágape de Deus, amor incondicional, amor perfeito, amor sem medidas.

Quais são os resultados desse amor? Tornamos-nos filhos de Deus 1João3;1 e João 1;12

Em razão desse amor recebemos outros benefícios sem merecer.

Rm 1;6 – fomos chamados para serdes de Jesus Cristo;

Rm 1;7 ..fomos chamados para serdes santos: (separados, íntegros)

Rm 8; 28 - chamados segundo o seu propósito. (Efésios 1)

Rm 9;26 - ..aí serão chamados filhos do Deus vivo.

1Cor 1;2 - ..chamados para serem santos,

1Cor 1;9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. (Hebreus 12;10 .. para sermos participantes da Sua santidade)

1Cor 1;26 - Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.

Gal 5;13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. (não mais escravos do pecado)

Efes 4;1 - fostes chamados para andar de modo digno...(como filhos que imitam o Pai)

Efes 4;4 -..fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Rm 5;2 – Col 1;5 – Col 1;27 – Tess 5;8 - 1 Tim 4;10 – Tito 1;2

Coloss 3;15 - E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

Heb 9;15 ... os chamados recebam a promessa da herança eterna.

Tiago 2;7 - Não blasfemam eles o bom nome pelo qual sois chamados?

1Ped 2;21 - Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. (fala do sofrer injustamente)

1Ped 3;9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.

1João3;1 - Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. (Antes não éramos filhos, somente quando recebemos a Cristo)

Judas 1 - Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo: (conforme diz a letra e um hino: Que segurança! Sou de Jesus!)

Apoc 17;14 - Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

Apoc 19;9 - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. - (se compreendêssemos somente a grandeza deste chamado,o da participação nesta ceia, já seria suficiente para transformar nossa maneira de viver aqui)

Mat 22;14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.(Pelo Seu grande amor Deus nos chama e nos constrange, a medida de nossa resposta vai dizer se fazemos parte dos escolhidos).

Mat 5;9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Isaias 61;6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.

Agora um alerta e uma notícia ruim.

Chegará o tempo em que esse Deus que é amor, conforme visto acima manifestará seu juízo sobre toda a humanidade. Seu julgamento será sem misericórdia sobre todos aqueles que o rejeitaram. Haverá um justo e severo julgamento.

Este dia é conhecido como: o dia da Ira de Deus, ou o dia do Senhor.

Ira = Punição ;Julgamento; Condenação Severa; o dia do Senhor; dia do severo juízo de Deus; dia do basta de Deus.

Quando falamos no dia da ira do Senhor ou dia do Senhor, o que representa na verdade esse dia?

O Dia da ira ou dia do Senhor significa exatamente juízo, castigo, vingança, acerto de contas, julgamento.

Qual a razão de Deus julgar os homens com todos os horrores descritos na escritura?

Encontramos a resposta na própria escritura.

João 3;16;17;18;19

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

“Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

“E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.”

Não perecer por quê? , Ser salvo do quê?Julgamento de quê?

Deus enviou seu Filho para salvar os homens do dia do juízo, da ira, porém os homens rejeitaram a graça e o presente de Deus,

Deus em seu propósito criou um meio de reconciliar o homem consigo, de trazer o homem de volta para junto Dele, porém o homem recusou o que Deus ofereceu.

João 1;10;11;12

“Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

A ira de Deus, (o dia do Senhor, o juízo vindouro) porá um fim a toda a maldade, impiedade, perversidade e toda sorte de atrocidades e males cometidos pelos homens através das eras.

Será um tempo de angustia como nunca antes visto em toda história da humanidade, onde os homens serão severamente castigados e julgados pelos seus atos.

Deus finalmente dará um basta a todas as coisas desprezíveis que vemos em nossos dias, toda corrupção, a arrogância dos homens, os enganadores, os que lucraram por meio do sangue de inocentes. Esse será o dia do basta, o acerto de contas com Aquele que está assentando no trono e que vive para sempre.

Todos os que zombaram de Deus, zombaram do sacrifício do Seu Filho, zombaram do Santo Espírito, zombaram dos filhos de Deus, humilharam e destruíram o povo de Deus e sua palavra; cada palavra, cada atitude, cada piada, esses darão conta dos seus atos, diante de um Deus irado.

Daremos que resposta a esse tão grande amor de Deus Pai por nós pecadores? Isso fará toda a diferença na eternidade.

Nenhum comentário:

O que a pandemia nos mostrou?

Cito pelo menos 10, mas existem outras mais.. 1) Que ser um cristão não é estar dentro de um lugar apenas, 2) Que a vida cristã acontece fo...